João Baptista (Judeia, 2 a.C. — 27 d.C.) foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor"[1] do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém.[carece de fontes ]Evangelho de Lucas, era um nazireu
de nascimento. Outros documentos defendem que pertencia à facção
nazarita da Palestina, integrando-a na puberdade, era considerado, por
muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 a.C.. Segundo interpretações do
Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimónia da circuncisão,
ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente
influenciada pelas acções religiosas e pela vida no templo, uma vez que
o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade
chamada "as filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados
procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.
Aos 6 anos de idade, de acordo com a educação sistemática judaica,
todos os meninos deveriam iniciar a sua aprendizagem "escolar". Em Judá
não existia uma escola, pelo que terá sido o seu pai e a sua mãe a
ensiná-lo a ler e a escrever, e a instruí-lo nas actividades regulares.
Aos 14 anos há uma mudança no ensino. Os meninos, graduados nas
escolas da sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. Como não
existia uma escola em Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qumram) com o fito de este ser iniciado na educação nazarita.
João terá efectuado os votos de nazarita que incluíam abster-se de
bebidas intoxicantes, o deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos
mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em frente
ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual.
Engedi era a sede ao sul da irmandade nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem, reconhecido, de nome Ebner.
[editar] Morte dos pais e início da vida adulta
O pai de João, Zacarias, terá morrido no ano 12 d.C..
João teria 18-19 anos de idade, e terá sido um esforço manter o seu
voto de não tocar nos mortos. Com a morte do seu pai, Isabel ficaria
dependente de João para o seu sustento. Era normal ser o filho mais
velho a sustentar a família com a morte do pai. João seria filho único.
Para se poder manter próximo de Engedi e ajudar a sua mãe, eles terão
se mudado, de Judá para Hebrom (o deserto da Judeia). Ali João terá iniciado uma vida de pastor, juntando-se às dezenas de grupos ascetas que deambulavam por aquela região, e que se juntavam amigavelmente e conviviam com os nazaritas de Engedi.
Isabel terá morrido no ano 22.d.C e foi sepultada em Hebrom.
João ofereceu todos os seus bens de família à irmandade nazarita e
aliviou-se de todas as responsabilidades sociais, iniciando a sua
preparação para aquele que se tornou um “objectivo de vida” - pregar
aos gentios e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um
“Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”.
De acordo com um médico da Antioquia,
que residia em Písia, de nome Lucas, João terá iniciado o seu trabalho
de pregador no 15º ano do reinado de Tibério. Lucas foi um discípulo de
Paulo, e morreu em 90. A sua herança escrita, narrada no "Evangelho segundo São Lucas" e "Actos dos Apóstolos"
foram compiladas em acordo com os seus apontamentos dos conhecimentos
de Paulo e de algumas testemunhas que ele considerou. Este 15º ano do
reinado de Tibério César terá marcado, então, o início da pregação pública de João e a sua angariação de discípulos por toda a Judeia em acordo com o Novo Testamento.
Esta data choca com os acontecimentos cronológicos. O ano 15 do reinado de Tibério ocorreu no ano 29 d.C..
Nesta data, quer João Baptista, quer Jesus teriam provavelmente 36 a 37
anos de idade. Desta forma, considera-se que Lucas tenha errado na
datação dos acontecimentos.
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